terça-feira, 13 de abril de 2010

O que é emergência?!

Realmente há pessoas que não têm mesmo noção de emergência e/ou bombeiros para emergência. Esta noite tive dois serviços daqueles que chamo ''ataques de caspa''. O primeiro, uma senhora que ao tossir notou um pouco de sangue,liga 112 e dizem que há perdas de sangue pela boca e vómitos. Lá vai a menina e o motorista e quando lá chegamos vimos uma senhora nas suas perfeitas condições, avaliação de sinais vitais, tudo impecável, aquela senhora transborda saúde, tossiu a minha beira e nada mais de sangue. Imaginem só que quando ligo ao INEM para passar dados (dar valores dos sinais vitais, queixas, etc da vítima) a enfermeira que falou comigo perguntou se a senhora continuava a querer ir ao hospital, como vêem, era muito grave. Mas a melhor da noite foi, isto era meia noite e tal, recebemos uma chamada para uma senhora que estava com febre, sim com febre, esta gente ocupa uma ambulância porque tem febre. Chegamos a beira da vítima e diz que já tem febre há horas.... Penso de mim pra mim: Ah, tem febre há horas e chama os bombeiros a esta hora?! Era bem feito que o médico não justificasse o transporte. Quando chegamos ao hospital o médico deu-lhe sermão e receita de ben-u-ron. O quê?! Andei eu a tirar o meu pijaminha prá criatura vir ao hospital buscar ben-u-ron. Ainda não fica por aqui... Estavam já a vir embora e o meu colega pergunta se têm forma de ir para casa (nós não somos obrigados a fazer retorno, a não ser que a vítima pague), a doentinha diz que não. Dissemos-lhe a levavamos, resposta : ''Ai mas ainda tenho de ir à farmácia''.. ''Pois minha senhora, mas à farmácia não podemos ir''. ''Se vocês esperassem um bocadinho, o meu filho ia lá num instante''.. Eu, já a ferver de nervos e com vontade de lhe dar um berro, inspiro fundo: ''Minha senhora não podemos ter a ambulância aqui parada, pode ser precisa para uma emergência (é que nós fazemos é emergência). A senhora fez cara feia e lá veio. Chegamos à porta da senhora, abro-lhe a porta e ela quase nem boa noite diz. É este o pago que temos por tentar ajudar.
As pessoas não têm mesmo noção de emergência, não pensam que enquanto ocupam uma ambulância, pode haver quem realmente precise e não tem porque andamos a fazer serviço de táxi com a diferença que a nós não pagam. Isto é que acho que devia ser mudado, deviam pagar este tipo de transporte para aprenderem. Dá-me cá uns nervos miudinhos...

2 comentários:

  1. Isso já é o "pão nosso de cada dia", mas faz-nos sempre imensa confusão!! Ainda por cima quando já estamos a dormir o soninho dos Deuses... 8)
    Bjinho*

    ResponderExcluir

Palavras de outros anjos...